FCT NOVA CodingFest 2017: 2 milhões de blocos de programa em 7 dias!

11-12-2017

FCT NOVA CodingFest 2017: 2 milhões de blocos de programa em 7 dias!

A sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2017, cuja atividade principal foi o FCT NOVA Coding Fest, teve lugar no dia 10 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento. O FCT NOVA CodingFest é uma iniciativa anual da FCT NOVA, que em 2017 se desenrolou exclusivamente na Web, numa sessão global de “Hora de Código”, seguida de um conjunto de desafios que suportaram uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico.

No final da semana da 2ª edição do Movimento Código Portugal alunos de mais 800 escolas de Portugal já tinham usado quase 2 milhões de blocos de programação gráfica, na resolução de 180000 problemas.

As 3 escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que conseguiram resolver os desafios especiais FCT NOVA CodingFest 2017 com um menor número de blocos de programa irão receber como prémio um robot e uma visita ao FABLAB mais próximo da sua localização (ver lista de escolas premiadas em baixo).

A plataforma FCT NOVA CodingFest ofereceu este ano aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, alguns programas que ajudam um pequeno astronauta a cumprir várias missões no espaço. Os problemas apresentados são pedagogicamente adaptados a cada um dos três ciclos do Ensino Básico. A plataforma apresenta vários aspetos inovadores e permite a milhares de alunos, identificados através da sua escola e com os seus professores, a experiência única de resolver problemas originais e adaptados aos três primeiros ciclos do sistema de ensino nacional.

Durante o horário de pico, os servidores virtuais do FCT NOVA CodingFest 2017, hospedados na infraestrutura de computação na nuvem da Google processaram mais de 170 pedidos/segundo.

Usando a plataforma Coding Fest, desenvolvida pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e o Centro de Investigação NOVA LINCS, suportada na "cloud" e construída com a "Framework Blocky" foi, pela primeira vez em 2016, possível colocar todas as escolas do país a resolver problemas em conjunto, sendo os resultados agregados por escola e visualizados em tempo real, possibilitando um divertido ambiente de competição.

Escolas premiadas

Escolas do 1º ciclo:
1º lugar: Escola "Ave-Maria"
2º lugar: Externato Camilo Castelo Branco
3º lugar: Colégio Sagrado Coração de Maria - Lisboa

Escolas do 2º ciclo:
1º lugar: Didáxis - Riba de Ave
2º lugar: EB 23 do Estreito de Câmara de Lobos
3º lugar: Externato Champagnat

Escolas do 3º ciclo:
1º lugar: Colégio Dr. Luís Pereira da Costa
2º lugar: Didáxis - Riba de Ave
3º lugar: Escola Secundária do Arco-Íris

O Conservatório de Música Jobra Educação ganhou o prémio especial de participação para o ensino artístico.

Parabéns às escolas que participaram e em especial às que venceram o desafio FCT NOVA Coding Fest 2017!

Sessão de encerramento do Movimento Código Portugal

FCT NOVA CodingFest 2017 - Anúncio das escolas premiadas

João Costa Seco, FCT NOVA

João Costa, Secretário de Estado da Educação